Documento sem título

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Menu
Documento sem título
Estamos gravando a 4ª Temporada do Programa Chefs do Apetite. Empresas interessadas em apoiar culturalmente, ou em fazer parcerias, por favor, entrem em contato pelo Cel/Whatsapp (11) 9 9986-2438.
A lucratividade de um negócio de alimentação está no não desperdício, sobretudo, na compra bem feita, no comprometimento dos colaboradores, na produtividade alcançada em escalas de trabalho planejadas etc.
Evite tropeços na hora de buscar um serviço adequado de comunicação para o seu empreendimento

 

 
 Artigo Chefs do Apetite

Sobre o trabalho de um chef e consultor

 

A lucratividade de um negócio de alimentação está no não desperdício, sobretudo, na compra bem feita, no comprometimento dos colaboradores, na produtividade alcançada em escalas de trabalho planejadas etc.

03/04/2014
Por Vall Coutinho. Foto: freeimages.com
Se cozinhar é uma arte, certamente, o ambiente da cozinha é o meu palco. É impossível definir o prazer que tenho em dirigir diariamente o espetáculo da alquimia dos alimentos, produzindo pratos com ingredientes de formatos e texturas variadas, apresentados em cenários que agradam a públicos diversos. São restaurantes, padarias, lanchonetes, bares, botecos, pizzarias, churrascarias, fast-foods, rotisseries, docerias, bufês etc.: lugares planejados para públicos específicos e exigentes, que procuram por aromas e sabores desejados... É a essa necessidade do cliente em saciar suas vontades que um chef ou proprietário deve se focar constantemente, pois o encantamento e o retorno dele à casa de alimentação é, sem dúvida, a evidência do aplauso e do sucesso.
 
Todo ambiente gastronômico e todo evento obedecem a um conceito, que irá ditar os rumos do cardápio, a organização operacional da cozinha, o controle do estoque e a eficiência e eficácia do atendimento. Tanto o plano de negócios de um empreendimento foodservice (segmento de alimentação fora do lar) quanto o planejamento de uma festa podem ser muito bem estruturados com a ajuda de uma consultoria gastronômica.
 
A lucratividade de um negócio de alimentação está no não desperdício, sobretudo, na compra bem feita, no comprometimento dos colaboradores, na produtividade alcançada em escalas de trabalho planejadas e em um plano de carreira definido, obvio, de acordo com o planejamento estratégico do empreendimento. A consultoria trabalha detalhes que nem sempre o investidor pensou ou teve tempo para pensar, tamanha a complexidade gerencial deste setor.
 
Do mesmo modo, um evento precisa seguir a excelência organizacional e ter uma produção que respeite a temática da festa ou do encontro, independente se ele é feito para 10, 100 ou 1000 pessoas. É imprescindível ter em mente o número de convidados e o tanto de confirmados, para se calcular exatamente a quantidade de pratos, bebidas, lembranças etc. O bom anfitrião nada deixa faltar ao seu convidado, mas também se poupa de possíveis desperdícios de alimentos, bebidas e contratações desnecessárias. 
 
Sou chef de cozinha, consultor especializado em conceitualização, criação e desenvolvimento de cardápios, além de treinamento de brigada para organização e aumento de produtividade. Faço ainda produção e planejamento de eventos e festas. Tenho uma vasta experiência no ramo gastronômico e verdadeira paixão pelo meu trabalho. Gosto realmente de receber os meus clientes e convidados. Acredito que o aprendizado vem do contato com as pessoas e o que elas pensam a respeito do meu serviço: afinal, é assim que se reciclam ideias e a mente se abre para novas criações!
 
Quando perguntam sobre a minha missão como consultor, não tenho dúvidas, respondo que é aumentar as vendas e o faturamento de um bar, restaurante ou outro tipo de empreendimento na área de alimentação. Entretanto, a minha visão é ampla em relação à culinária brasileira e à necessidade de se utilizar produtos regionais, pois está também na sazonalidade dos alimentos o “pulo do gato” para a longevidade de muitos negócios. 
 
O nosso crescente mercado de gastronomia, que é ampliado pelo segmento de eventos e também pelo de turismo gastronômico, está de portas abertas para novos investidores e profissionais da área, mas o espetáculo só é bom quando todos os atores estão realmente preparados para a atuação. Está aí o trabalho de um consultor: dirigir e produzir essa grande peça intitulada “Gastronomia”. 
 
 
Vall Coutinho é chef de cozinha e consultor na área de restaurantes. Cel.: (11) 99767-8088 SP; (21) 99710-6127 RJ. Tel.: (11) 3593-5434.   chefvallcoutinho@simgastronomia.com.br
www.simgastronomia.com.br 
Documento sem título

 

 
Documento sem título

EM BREVE!

Livro Amor Compartilhado, Sabor Redobrado - Receitas para o bem comer, elaboradas pelo chef Daniel Sene

 

 

Receba nossa News com as últimas novidades do mercado, coloque seu e-mail abaixo:

 

 

Apoio Cultural

Caodaglio - Chefs do Apetite

Chefs do Apetire - Assessoria de Comunicação

Chefs do Apetite - Consultoria

Dídio Art & Design